Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Semana Brasileira de Enfermagem deve reunir 1.300 profissionais da área em Belém


15.05.2013

Cerca 1.300 profissionais de enfermagem devem participar da Sebenf 2013 em Belém

Alguns dos maiores especialistas da área de enfermagem do Brasil vão estar em Belém nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de maio, como convidados da Semana Brasileira de Enfermagem. Eles vão abordar temas importantes sobre a melhoria de atendimento aos pacientes pelos profissionais de enfermagem, segurança no trabalho, exercício ilegal da profissão, regulamentação das 30hs semanais dos enfermeiros e empreendedorismo na profissão, entre outros.

Entre os palestrantes do evento está o diretor adjunto do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Alexandre Ramos Florêncio.

Ele vai falar sobre a importância do trabalho dos profissionais de enfermagem para melhoria da qualidade na atenção à saúde.

Outro palestrante é Antonio Marcos Freire Gomes, representante do Pará no Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Ele vai abordar o tema Cidadania na enfermagem, mostrando como o trabalho desses profissionais pode ajudar a garantir mais saúde e qualidade de vida para população.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Pará Mário Antonio Moraes Vieira vai falar sobre segurança no trabalho, para evitar problemas como o que aconteceu no Hospital Municipal de Curuçá, no ano passado, quando vários pacientes e enfermeiros sofreram intoxicação por um produto químico. Na época as atividades dos profissionais de enfermagem foram interditadas no hospital pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará. Depois do susto, os enfermeiros do município vão receber a Semana de Enfermagem Inerante, onde vão participar de cursos de prevenção de acidentes com produtos químicos.

O exercício ilegal da profissão é outro tema que será discutido no evento. Em 2011, o COREN-PA descobriu que enfermeiros estavam trabalhando de forma ilegal na cidade de Curralinho, na Ilha do Marajó. Depois de uma intensa fiscalização no município, a situação foi normalizada. Hoje todos os enfermeiros que atuam no hospital da cidade são inscritos no Conselho Regional de Enfermagem do Pará.

A Semana Brasileira de Enfermagem vai acontecer em 20 municípios paraenses entre os meses de maio e junho. Cerca de 10 mil profissionais da área devem ser beneficiados com cursos, palestras e workshops.

Em Belém são esperados 1.300 participantes no evento que acontece no Hotel Sagres. Os profissionais doaram 3kg de alimento não perecível na inscrição. A expectativa do Coren-PA é arrecadar 4 toneladas de alimentos que serão doadas para instituições de caridade.

 

COREN-PA realizou 100 fiscalizações em todo Pará no ano passsado

 

Foram visitadas 61 instituições de saúde em 23 municípios do Estado. Entre as principais irregularidades encontradas estavam: quantidade insuficiente de profissionais de enfermagem para prestar assistência segura e com qualidade a população; a não existência de enfermeiro em todos os turnos de trabalho, em plantão presencial ou, em caso de jogos, quando do número insuficiente destes profissionais para atender a demanda de torcedores; prática de sutura e auxílio em cirurgia por profissionais de enfermagem; administração de medicamentos baseado em prescrição sem assinatura; ausência de inscrição e categoria profissional em assinatura, durante o exercício de atividade de enfermagem; partos realizados por técnicos de enfermagem; entre outros.
317 pessoas foram afastadas do exercício da enfermagem. Na maioria dos casos eram profissionais que não estavam inscritos no Coren-PA. Outros estavam com inscrição provisória vencida ou cancelada.

Texto: Christian Emanoel- Assessor de Imprensa do Coren-PA

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, através de agendamento prévio.

Loading...