Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cofen e Ministério da Saúde buscam avaliação de profissionais de Enfermagem no cuidado às hepatites virais

Levantamento destaca a atuação do profissional na prevenção, diagnóstico e cuidado.

22.03.2024

No Pará, a batalha contra as hepatites virais ganha destaque em meio ao desafio de diagnosticar doenças crônicas e silenciosas. Dados locais apontam que os vírus da hepatite B e C são responsáveis por uma parte consideravel dos casos de cirrose e câncer primário do fígado. Diante desse cenário, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ampliar a testagem para hepatite B e C, com o objetivo de reduzir novas infecções e mortes pela doença até 2030. Com base nos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam net), o Estado do Pará apresentou um quadro preocupante: entre 2022 e junho de 2023, foram registrados 27 casos de hepatite A, 570 de hepatite B e 363 de hepatite C.

Em ofício enviado ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e ISTs (DATHI/SVSA/MS) aponta a “extrema relevância da atuação do profissional enfermeiro nas mais diversas áreas da assistência e na gestão do SUS” e seu papel na eliminação das hepatites virais. Além de atuar na vigilância epidemiológica, na educação em Saúde e assistência aos pacientes, Enfermeiros têm autorização legal para pedir exames adicionais como parte de sua rotina de trabalho e plano de cuidados.

A nota técnica 369/2020, desenvolvida pelo DATHI/SVSA/MS juntamente com o Cofen, ressalta a importância dos profissionais de Enfermagem na ampliação do acesso da população brasileira aos testes de diagnóstico das hepatites B e C, além de encaminhá-los para tratamento quando necessário. O documento reforça o papel fundamental dos enfermeiros no compromisso de eliminar as hepatites virais, destacando suas atividades na promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde. Tudo isso é feito com autonomia, seguindo os princípios éticos e legais que regem a profissão. Na portaria 1537/2020, é possível verificar a facilidade do acesso aos medicamentos necessários para o tratamento dessas doenças.

O Cofen convida enfermeiros de todo o Brasil a responderem uma pesquisa do Ministério da Saúde sobre o cuidado às pessoas com hepatites virais. Clique aqui.

 

Fonte: Ascom – Coren-PA.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, através de agendamento prévio.

Loading...