Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Inovação e Empreendedorismo na Enfermagem: Coren-PA sedia evento para profissionais e estudantes da área

II Encontro Paraense de Inovação e Empreendedorismo reuniu participantes em busca de novas perspectivas e conhecimentos para a área da saúde.

18.12.2024

O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), por meio da Comissão Regional de Inovação e Empreendedorismo, promoveu o II Encontro Paraense de Inovação e Empreendedorismo em Enfermagem e Saúde. O evento, realizado nos dias 5 e 6 de dezembro no Salão Atlântico Sul do Hotel Sagres, reuniu profissionais e estudantes de Enfermagem para desempenho e ampliação de práticas no campo da saúde.

A cerimônia de abertura contou com a composição de um dispositivo de honra integrado por Antônio Marcos Freire, presidente do Coren-PA; Ana Gabriela Sabaa Srur, coordenadora do Crie-PA; Ludimila Cunha, conselheira do Cofen; e Gabriela Souza, membro da Câmara Técnica de Empreendedorismo do Cofen.

Durante sua palestra no primeiro dia, a Enfermeira Gabriela Souza destacou como a presença digital pode transformar a carreira dos profissionais da área, conectando-os às novas demandas do mercado.

“Não é sobre ser blogueira ou produzir conteúdo aleatório, mas sim usar o digital como uma estratégia de marketing para educar, impactar vidas e construir autoridade. Hoje, o profissional de enfermagem precisa ir além da assistência e entender que empreender também é dominar marketing, vendas e comunicação”, pontuou.

Gabriela Souza, que é membro da Câmara Técnica de Empreendedorismo do Cofen, palestrou sobre “Presença Digital e Empreendedorismo em Saúde e Enfermagem”, apresentando ao público presente como eles podem se posicionar no mercado e desbravar o universo digital de maneira estratégica.

Jordan Pires, estudante do 4º semestre do curso de Enfermagem, destacou como o empreendedorismo abre novas perspectivas para a profissão e a importância de oferecer um cuidado de qualidade que fidelize o paciente. O futuro Enfermeiro também elogiou a iniciativa do Coren-PA em promover eventos que ampliam o conhecimento dos futuros profissionais. “A primeira virada de chave é acreditar e ir em frente, oferecendo um serviço com qualidade. Afinal de contas, a enfermagem é sobre cuidar, e cuidar com excelência faz toda a diferença”, ponderou.

Sobre a iniciativa do Coren-PA, Jordan parabenizou o conselho pelos eventos promovidos para os profissionais e, também, para os futuros profissionais. “É incrível ter eventos como este, que mostram que a Enfermagem não se limita ao hospital. O Coren-PA está de parabéns por proporcionar esse conhecimento, que abre leques de opções para nós, estudantes, e para os profissionais da área”, disse.

Para Thais Aleixo, docente do curso de Enfermagem e pesquisadora em empreendedorismo na área, a iniciativa reforça o potencial inovador da profissão. “Hoje, vivenciar momentos como este é muito importante. Proporcionar o entendimento do vasto leque de possibilidades que o Enfermeiro tem, desde a graduação, desperta o comportamento empreendedor. Os pitchs de negócios mostraram como a Enfermagem ocupa espaços diversificados, desde a área de feridas e treinamentos até consultorias e gestão. A palestra de marketing, em especial, trouxe uma perspectiva emocionante, mostrando que podemos nos apropriar de conhecimentos além da área específica para melhorar e inovar em nossas práticas como empreendedores”, conta.

O presidente do Coren-PA, Antônio Marcos Freire Gomes, destacou a importância do evento de empreendedorismo e inovação para os profissionais de Enfermagem do Pará, ressaltando seus principais objetivos. Ele enfatizou a necessidade de alinhar a Enfermagem às tendências mais modernas de inovação e empreendedorismo, quebrando paradigmas que limitam a visão sobre a atuação desses profissionais como inovadores e empreendedores. Além disso, pontuou que, devido à proximidade constante dos Enfermeiros com os pacientes, esses profissionais têm um papel estratégico na criação de soluções que melhorem o atendimento e a assistência à sociedade.

“Precisamos quebrar o paradigma de que o profissional de Enfermagem não pode ser empreendedor e inovador. Por conviver 24 horas com o paciente e conhecer seus problemas, ele tem o potencial de criar ideias e soluções que melhorem a forma de assistir e atender à sociedade”, ressaltou Freire.

Para aqueles que participaram das atividades, os certificados de participação, com carga horária de 16 horas, foram enviados por e-mail. A entrega foi feita diretamente aos participantes que estiverem com seus dados corretos no sistema de inscrição, garantindo a validação do tempo de presença e o devido reconhecimento pela participação no evento.

Fonte: Ascom Coren-PA

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, através de agendamento prévio.

Loading...