Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-PA firma cooperação técnica com Secretaria Estadual de Direitos Humanos para fortalecer ações de saúde em territórios tradicionais


24.10.2025

O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) assinou, na manhã desta quinta-feira (23/10), um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEIRDH). O acordo tem como objetivo desenvolver programas e ações voltadas à promoção da saúde nos territórios quilombolas e entre os povos de terreiros, garantindo assistência gratuita e de qualidade às comunidades tradicionais.

A cerimônia de assinatura ocorreu no Armazém do Tempo, no Parque Mangal das Garças, em Belém. Durante o evento, o presidente do Coren-PA, Antônio Marcos Freire, destacou a relevância da parceria. “Esta cooperação une forças entre o Coren-PA e a SEIRDH para levarmos ações concretas a esses povos e fortalecermos a saúde da nossa terra. É com grande alegria que firmamos este compromisso e já designaremos uma equipe técnica para iniciar as atividades em breve”, afirmou.

A secretária da SEIRDH, Edilza Fontes, lembrou que o Governo do Pará vem investindo em formação e qualificação profissional por meio do programa Forma Pará, que levou cursos superiores a diversas regiões do estado. “O curso de Enfermagem sempre foi o mais procurado. Desenvolvemos várias iniciativas em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e agora, com este acordo, abrimos novas possibilidades de cooperação com o Conselho de Enfermagem. O Pará é o quarto estado com maior população quilombola do país, com cerca de 600 territórios reconhecidos, o que reforça a importância de políticas públicas voltadas à saúde dessas comunidades”, ressaltou.

A coordenadora da Comissão de Educação Permanente do Coren-PA e presidente do Conselho Estadual de Saúde, Dani Cruz, enfatizou o caráter prático do acordo.“Mais do que um ato formal, esta parceria representa ação. Vamos desenvolver atividades sobre igualdade racial voltadas tanto ao público interno do Conselho quanto aos profissionais de saúde, por meio de cursos e capacitações que promovam a equidade e o respeito aos direitos de todos”, disse.

Para a conselheira federal do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Ludimila Cunha, a assinatura do termo marca um avanço histórico para a categoria. “A Enfermagem é majoritariamente feminina e negra. Fortalecer as ações de igualdade racial é essencial para garantir direitos e combater desigualdades. O Pará sai na frente e essa experiência certamente servirá de exemplo para todo o Brasil”, afirmou.

O chefe de gabinete do Coren-PA e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belém, Osvaldo Carvalho, destacou que a parceria vai além da preparação para grandes eventos, como a COP30. “Estamos construindo algo que permanece. Esta união mostra que trabalhamos por uma saúde sustentável e duradoura, em benefício do povo da Amazônia e de todo o país”, declarou.

Também esteve presente o conselheiro do Coren-PA, Alan Portal, que reforçou o protagonismo do Conselho na defesa da saúde e dos povos da Amazônia.

Ascom/Coren-PA

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Loading...