Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-PA discutiu liderança dentro do Movimento Saúde Sustentável


10.10.2025

O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), por meio do Movimento Saúde Sustentável: Da Amazônia para o Mundo, realizou no dia 9 de outubro o evento “Lideranças que Transformam a Saúde por meio da Sustentabilidade”, no Mangal das Garças, em Belém. A programação foi voltada a profissionais da saúde que ocupam cargos de liderança, gestão e coordenação em suas áreas de atuação.

A atividade integra a série de ações desenvolvidas pelo Movimento, com foco em estimular mudanças de atitude voltadas ao bem-estar coletivo e à preservação ambiental. O objetivo do evento é fortalecer o papel de líderes capazes de multiplicar essas práticas em suas instituições.

“Nós enxergamos esses profissionais como estratégicos, porque eles serão multiplicadores do recado sobre saúde e sustentabilidade. São as pessoas que vão continuar e reforçar ações e práticas mais sustentáveis”, declarou Ludimila Cunha, representante do Pará no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e uma das coordenadoras do Movimento.

Ludimila também destacou a importância da formação de lideranças conscientes. “Além de identificar esses líderes, reforçamos que a liderança deve ser ética, responsável e baseada na humanização e na empatia, para que possamos construir ambientes de saúde mais saudáveis.”, enfatizou a Conselheira Federal.

Durante a primeira parte do evento, pela manhã, líderes, gestores e demais profissionais compartilharam experiências e reflexões sobre a relação entre saúde e sustentabilidade, apresentando práticas sustentáveis já aplicadas em suas instituições.

“Existem muitos cases de sucesso nas instituições, mas também profissionais que realizam práticas sustentáveis individualmente. Este é o momento de trocar conhecimento e experiências para multiplicar essas ações e dar visibilidade a quem já faz a diferença”, ressaltou Danielle Cruz, também coordenadora do Movimento e presidente do Conselho Estadual de Saúde do Pará.

O Movimento defende não apenas a sustentabilidade ambiental, mas também a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis e humanos, valorizando tanto o profissional quanto o paciente. Nesse sentido, temas como machismo institucional e equidade racial no atendimento à saúde foram abordados com sensibilidade.

A coordenadora da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos do Estado, Roberta Sodré, enfatizou que o atendimento em saúde deve ser pautado pela equidade, ou seja, oferecer atenção proporcional a quem é mais afetado por desigualdades.

“Há corpos que sofrem mais intensamente os impactos das mudanças climáticas, como o aumento da temperatura e a contaminação dos rios. Quando esses corpos têm um recorte definido — como mulheres negras em situação de vulnerabilidade —, o atendimento em saúde precisa considerar essas desigualdades”, destacou Roberta.

Os participantes avaliaram o evento como extremamente relevante para integrar a Enfermagem em uma discussão com impacto direto no futuro do planeta. O grupo de Enfermeiras da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, instituição reconhecida por suas práticas sustentáveis, reforçou essa percepção.

“O Movimento chama a atenção de toda a categoria da Enfermagem para a importância de debater sustentabilidade, que não pode estar dissociada das nossas práticas assistenciais”, afirmou Benedita Moraes, coordenadora-geral de Enfermagem da Santa Casa.

A Enfermeira Rosa Amélia, da Gestão de Qualidade da Fundação Santa Casa, citou boas práticas já implementadas, como a redução do uso de papel, a conscientização sobre o desuso de copos plásticos e o planejamento de coleta seletiva de resíduos.“Esse evento soma com tudo o que já planejamos dentro do contexto assistencial da Enfermagem, mantendo o olhar na sustentabilidade e na inovação, pensando em um futuro mais distante”, destacou.

“Percebemos a potencialidade que a Enfermagem tem na sustentabilidade do planeta. Não pensamos apenas no hoje, mas também no amanhã. Como enfermeiros, estamos inseridos em práticas que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade. Este movimento nos faz refletir sobre o que estamos fazendo agora e o legado que queremos deixar”, completou Michele Pinho, gerente do Centro de Parto Normal e Centro Obstétrico da Santa Casa.

A programação contou com a palestra da professora doutora Isabel Kowal Olm Cunha, que abordou o tema “Liderança para a Sustentabilidade e a Resiliência dos Sistemas de Saúde”. Durante o evento, o secretário municipal de Saúde de Belém, Rômulo Nina, destacou a importância do movimento para consolidar uma cultura permanente de práticas que integrem o cuidado com as pessoas e a preservação do meio ambiente.

O presidente do Coren-PA, Antônio Marcos Freire, ressaltou: “Promover eventos dessa natureza coloca a Enfermagem no papel de protagonista e liderança nas discussões sobre saúde e sustentabilidade — algo extremamente importante para as melhorias dos serviços prestados a sociedade.”

O Movimento Saúde Sustentável seguirá promovendo ações antes e durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro, e pretende continuar suas iniciativas após o evento, reforçando que o tema ambiental é essencial para o futuro da saúde.

 

Ascom/Coren-PA

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Loading...