Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-PA garante qualidade nos serviços de Enfermagem


28.11.2025

Conheces o município paraense de Brejo Grande do Araguaia? Ou o município de Jacundá? E a cidade de Chaves, na Ilha do Marajó? Esses foram alguns dos 64 municípios do Pará que receberam a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PA), de janeiro a setembro de 2025, atendendo mais de 6.420 profissionais de Enfermagem neste universo.

“A fiscalização é a nossa atividade principal. Por meio dela, garantimos que os profissionais de Enfermagem estejam exercendo suas atividades dentro da legalidade e das condutas éticas estabelecidas na legislação do exercício profissional. Com isso, proporcionamos à sociedade um ambiente de atendimento com profissionais regularizados e, às instituições, orientamos para uma melhor prestação dos serviços de Enfermagem”, destaca Antônio Marcos Freire, presidente do Coren-PA.

Anualmente, o Coren-PA realiza o planejamento das ações de fiscalização para atender todo o Estado do Pará. Em 2025, os relatórios da Divisão de Fiscalização (DFIS) apontam que, de janeiro a setembro, a meta alcançada já ultrapassava 90% das ações programadas e o índice de atendimento de denúncias pela fiscalização se encontrava em 85%, números que expressam o compromisso da Autarquia com a enfermagem e sociedade.

Ádria Brito, coordenadora do Departamento do Exercício Profissional do Coren-PA, explica que o planejamento anual contempla as diretrizes temáticas aprovadas no Plenário Regional, além de atender às demandas do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e às solicitações externas provenientes de denúncias da sociedade e representações de outros órgãos.

“A partir das ações de fiscalização, buscamos intervir positivamente para promover a segurança e a qualidade da assistência de Enfermagem prestada à sociedade, cumprindo as competências legais da Autarquia Federal e fortalecendo a confiança nos profissionais e no trabalho da Enfermagem, fundamentais para a qualidade do atendimento à saúde da população brasileira”, ressalta Ádria Brito.

Ela complementa que, além das fiscalizações presenciais nas instituições e serviços de saúde, as fiscais do Coren-PA também realizam atendimentos virtuais por telefone, e-mail e ouvidoria, oferecendo orientação aos profissionais e recebendo denúncias. “Até o momento, realizamos 2.086 atendimentos presenciais e virtuais”, informa a coordenadora.

A coordenadora de Enfermagem da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Enfermeira Benedita Moraes, comenta: “O processo de fiscalização do Coren na Santa Casa é muito importante porque garante mais segurança e qualidade no atendimento à população. Ele ajuda a identificar problemas e projetar melhorias, corrigindo falhas e assegurando que tudo esteja sendo feito de acordo com as normas vigentes do exercício da profissão. Para os profissionais, traz proteção legal e valorização do trabalho, além de contribuir para um ambiente mais organizado e seguro. Para a instituição, fortalece a gestão, melhora processos, reduz riscos e reforça a credibilidade da Santa Casa como referência em cuidado, sendo uma unidade internacionalmente acreditada”.

O presidente do Coren-PA, Antônio Marcos, complementa: “Muito mais que números alcançados e metas atingidas, a fiscalização do Coren-PA traz qualidade para a prestação dos serviços de Enfermagem. Todos saem ganhando: os profissionais, que têm um ambiente de trabalho mais adequado; as instituições de saúde, que atuam dentro da legislação; e a população, que é atendida por profissionais habilitados e credenciados pelo Coren-PA”, frisa.

 

Texto: Ascom, Coren-PA

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Loading...