Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

 Coren-PA reforça autonomia do Enfermeiro e exigência de supervisão nas salas de vacinação


13.01.2026

O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) divulga, reforça e apoia a Resolução Cofen nº 795/2025, que estabelece de forma clara a atuação da Enfermagem no processo de vacinação em todo o país, reconhecendo o respaldo ético-legal para a prescrição de imunobiológicos pelo enfermeiro. A norma fortalece a autonomia profissional, elimina inseguranças históricas e consolida o papel do Enfermeiro como líder e responsável técnico pelas salas de vacinação.

A Resolução também determina que técnicos e auxiliares de Enfermagem atuem na imunização exclusivamente sob a supervisão do Enfermeiro, além de reforçar a obrigatoriedade da capacitação periódica das equipes e do registro adequado das vacinas nos sistemas oficiais. Dessa forma, a normativa padroniza práticas em âmbito nacional, valoriza a Enfermagem e contribui para a proteção da saúde da população.

“No ano passado, o Coren-PA fiscalizou 60% das salas de vacina da capital da região metropolitana, além de unidades localizadas em municípios do interior do Estado, com objetivo de verificar o cumprimento da legislação referente ao armazenamento de imunobiológicos. Com a nova Resolução, reiteramos a autonomia dos Enfermeiros e a necessidade de atenção ao seu cumprimento. Os profissionais devem conhecer as atualizações e, em caso de dúvidas ou para realizar denúncias, podem acessar a Ouvidoria em nosso site”, orienta o presidente do Coren-PA, Antônio Marcos Freire.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Loading...