Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren/PA constata irregularidades no serviço de enfermagem na rede pública de saúde de Marabá


10.05.2016

Déficit de profissionais, déficit de registros de enfermagem, realização de procedimentos que não competem ao profissional de enfermagem, falta de condições adequadas de trabalho, assim como inexistência de planejamento e programação de enfermagem (SAE) foram algumas das irregularidades detectadas durante a operação realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará em Marabá, sudeste do Estado. Os problemas foram encontrados em tres unidades municipais de saúde. Segundo o Coren/PA a situação compromete a prestação do serviço de enfermagem ao usuário.
A fiscalização também foi feita no Hospital Municipal e na Clínica de Doenças Renais , onde não foram constatadas irregularidades.
A Operação Marabá, realizada entre os dias 3 e 6 de maio, foi uma intensificação das ações que já vinham sendo realizadas desde janeiro pelo fiscal da Subseção de Marabá, Alexandre Mota.
Participaram da fiscalização o presidente do Coren/PA, Mário Antonio Vieira, os conselheiros, Auriberto Poiares, Luiz Heleno Oliveira e Rodrigo Balieiro, e pelas fiscais Ádria Brito e Marcandra Almeida.
Após constatarem as irregularidades, os representantes do Coren/PA se reuniram com a Secretaria de Saúde do Município, sendo recebidos pela Diretora da Atenção Básica Raianny de Sousa e pela Coordenadora da Estratégia de Saúde da família Camila Lopes. Na oportunidade, o presidente Mário Antonio Vieira reforçou o compromisso do Coren/PA para a construção de uma assistência de saúde mais segura ao paciente e livre de riscos de imperícia, negligência ou imprudência pelo pessoal de enfermagem. A coordenadora de Estratégia de Saúde da Família reconheceu o papel do conselho no fortalecimento das rotinas do processo de trabalho a serem implantadas na rede.

O Coren/PA também participou de uma audiência com a Diretoria Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá e o Ministério Público Estadual, representado pela promotora Mayanna Silva de Souza Queiroz. O presidente Mário Antonio Moraes Vieira fez um breve relato das condições encontradas nos estabelecimentos inspecionados, solicitando o apoio da Promotoria no sentido do cumprimento das demandas apontadas. A promotora informou que acompanha de perto a situação da saúde no município de Marabá e que aguarda os relatórios das inspeções para fortalecer as ações demandadas pelo MP, dada a relevância da matéria e a contribuição técnica da fiscalização para a resolutividade da causa.

Os gestores da saúde do município foram muito receptivos com a equipe do Coren/PA. O Conselho acredita que essa parceria irá melhorar o processo de trabalho e as condições gerais da enfermagem no município.

Texto: Christian Emanoel e Livia Brito (Ascom Coren/PA)

Com colaboração do conselheiro Rodrigo Balieiro.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Loading...