Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Abertura do IV EFIS destaca os desafios da fiscalização da Enfermagem na região Norte do Brasil


04.02.2026

O IV Encontro de Fiscalização dos Corens da Região Norte (EFIS Norte 2026) teve sua abertura oficial na tarde desta terça-feira (3/2), no Parque Mangal das Garças, em Belém. O evento reuniu Enfermeiros(as) Fiscais da Região Norte e colaboradores e representantes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais em um espaço de diálogo, integração e fortalecimento da fiscalização da Enfermagem.

Na abertura, a coordenadora da Comissão de Educação Permanente (CEP) do Coren-PA, Dani Cruz, destacou a emoção de o Pará sediar um evento tão relevante para a fiscalização no Norte brasileiro. “O Norte tem muito a produzir e a mostrar para as outras regiões. Realizamos a fiscalização de forma potente, considerando nossa grande extensão territorial”, frisou.

Em seguida, o cantor Nilson Chaves, referência da cultura musical paraense, realizou uma apresentação em homenagem à Enfermagem com a música “Os Iluminados”. O artista também interpretou outros sucessos de sua carreira e enalteceu o trabalho da Enfermagem, fundamental em sua recuperação durante a pandemia da Covid-19. Nilson se declarou um sobrevivente da doença graças à dedicação dos profissionais da Enfermagem.

Após a apresentação cultural, Marisa de Miranda Rodrigues, chefe do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (DFEP/Cofen), fez uma breve saudação, destacando a importância do evento e a necessidade de elaboração de proposições assertivas e alinhadas à realidade da fiscalização da Enfermagem na Região Norte. Já Tatiana Maria Melo, chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP/Cofen), ressaltou que fiscalizar é gerar resultados concretos na ponta e enfatizou que, a cada edição, o EFIS vem se consolidando e evoluindo.

Na sequência, Marcandra Almeida, chefe da Divisão de Fiscalização do Coren-PA, destacou que “a fiscalização da Enfermagem não é apenas um ato administrativo, mas um compromisso assumido com a qualificação dos serviços prestados à sociedade. Fiscalizar a região Norte é enfrentar muitos desafios”, pontuou.

Durante seu discurso de abertura, o presidente do Coren-PA, Antônio Marcos Freire, enfatizou a necessidade de buscar estratégias para enfrentar as adversidades da região. “Não podemos apenas lamentar as dificuldades geográficas ou estruturais. Precisamos pensar em soluções, criar saídas e enfrentar esses cenários adversos com as condições que temos hoje”, afirmou.

Já o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Carlos Neri da Silva, ressaltou que “o serviço mais importante que os Conselhos prestam à sociedade brasileira é a fiscalização”. Ele relembrou a criação dos encontros de fiscalização dos Corens da Região Norte, cuja primeira edição ocorreu em Rondônia, seguida por Acre, Tocantins e, agora, no Pará.

Em sua palestra, Manoel Neri abordou o tema “A Fiscalização do Exercício Profissional como instrumento de proteção da sociedade”, destacando que a fiscalização vai além do caráter normativo. “Ela é um mecanismo de proteção social, de valorização profissional e de fortalecimento das instituições, assegurando que o exercício da profissão ocorra dentro dos princípios legais, técnicos e éticos, sempre em defesa da sociedade”, afirmou.

Encerrando o primeiro dia da programação do IV EFIS 2026, que segue até quinta-feira (5/2), a coordenadora da Comissão de Educação Permanente do Coren-PA, Dani Cruz, ministrou a palestra “Movimento Saúde Sustentável: da Amazônia para o mundo e Enfermagem – território, trabalho e responsabilidade profissional”. Na apresentação, Dani contextualizou as ações desenvolvidas ao longo do segundo semestre do Movimento Saúde Sustentável, que colocou a Enfermagem no centro dos debates sobre saúde e meio ambiente durante a COP-30, realizada em novembro, em Belém.

A palestrante também destacou os desafios enfrentados pela fiscalização na Região Norte do Brasil. “Temos grandes desafios, entre eles o valor fiscalizatório, que exige longos deslocamentos para fiscalizar; a necessidade de protocolos que reflitam a realidade local e garantam segurança jurídica para a prescrição de enfermeiros na Atenção Básica; e a promoção da saúde sustentável, assegurando condições de trabalho salubres para o exercício profissional”, concluiu.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Loading...