Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-PA adota o SIGEN: Sistema que padroniza procedimentos e oferece atendimento on line aos profissionais de Enfermagem


12.09.2025

O Sistema Integrado de Enfermagem (SIGEN), que está sendo implantado no Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), tem como objetivo unificar e padronizar os procedimentos de atendimento aos profissionais de Enfermagem.

No período de 1º a 5 de setembro, os técnicos Eliezer Silva e Matheus Loreto, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), estiveram na sede do Coren-PA para realizar o treinamento da equipe de colaboradores, capacitando-os para a operacionalização do sistema. A partir do dia 15 de setembro, o SIGEN estará disponível por meio do site oficial do Conselho.

Segundo Eliezer Silva, do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do Cofen, o treinamento teve como objetivo preparar os usuários das áreas finalísticas para operar o novo sistema e compreender a transição do modelo antigo para o SIGEN.

“O treinamento no Coren-PA capacitou os colaboradores para a operação do SIGEN. Apresentamos um panorama sobre essa mudança, que vai além da substituição de sistemas. Trata-se de uma transformação cultural e de uma readequação na forma de atendimento aos profissionais de Enfermagem”, explicou.

Eliezer destacou que a mudança não se limita à ferramenta tecnológica, mas também à forma como os colaboradores irão interagir com os profissionais em todo o país.

“O SIGEN não é apenas um sistema novo, mas um padrão de processos para todos os Conselhos Regionais. Em nível nacional, todos estarão realizando os mesmos procedimentos, falando a mesma língua e atuando em sintonia”, reforçou.

Um exemplo prático dessa padronização será o processo de transferência de inscrição entre estados. Com o SIGEN, o profissional receberá o mesmo nível de atendimento em qualquer regional, de forma uniforme e simplificada.

“A grande utilidade do sistema está na unificação da autarquia em uma única plataforma, permitindo que todos os Conselhos Regionais atuem de maneira integrada”, completou Eliezer.

O técnico Matheus Loreto ressaltou que, além da padronização, o SIGEN promove integração entre os Conselhos Regionais de Enfermagem.

“Antes, cada regional tinha o seu próprio sistema, o que tornava algumas consultas demoradas, pois era necessário enviar ofícios ou solicitações formais. Agora, com o SIGEN, conseguimos realizar consultas de forma rápida e integrada. Por exemplo, se um profissional tem inscrição ativa em outro estado, como no Rio de Janeiro, conseguimos verificar essa informação em tempo real, o que reduz falhas e agiliza processos, inclusive relacionados a novas inscrições”, destacou.

Para os profissionais de Enfermagem do Pará, a principal vantagem será a possibilidade de realizar todo o atendimento on-line, sem a necessidade de deslocamentos.

“Com a implementação do SIGEN, os profissionais poderão realizar solicitações diretamente pelo celular ou computador, como parcelamentos, geração e pagamento de boletos, entre outros serviços. Considerando que o Pará é um estado com grandes distâncias, essa mudança trará mais comodidade e economia de tempo, já que, a partir do dia 15 de setembro, muitos serviços poderão ser feitos de casa”, explicou Matheus.

O presidente do Coren-PA, Antônio Marcos Freire, celebrou a chegada do novo sistema e destacou seu impacto positivo para a categoria.

“Desde o início da nossa gestão, nos comprometemos a trazer modernidade e facilidade para os profissionais de Enfermagem. O SIGEN representa esse avanço tecnológico, oferecendo um atendimento mais ágil e eficiente para os nossos usuários”, afirmou.

 

Ascom/Coren-PA

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, através de agendamento prévio.

Loading...