Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-PA debate sobre a saúde dos trabalhadores de Enfermagem


15.12.2025

O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) realizou nesta terça-feira (9/12) a oficina “Saúde das Pessoas Trabalhadoras em Enfermagem: Promoção de Saúde Mental, Ergonomia e Prevenção da Violência”, ministrada pelas enfermeiras Vanessa Neves, Geisa Gonçalves e Patrícia Draganov, no auditório da Autarquia.

O presidente do Coren-PA, Antônio Marcos Freire, destacou durante a abertura do evento a importância da NR-1 (Norma Regulamentadora 1), que norteia a segurança e a saúde no trabalho no Brasil. Ele ressaltou que, além de estabelecer o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), a NR-1 foi atualizada e passou a incluir de forma mais robusta os riscos psicossociais (saúde mental, estresse, assédio) que envolvem o trabalhador.

“Este evento é o pontapé inicial dos grandes debates que pretendemos desenvolver ao longo de 2026 na área da saúde do trabalhador. Os dados apontam a urgência em promovermos diálogos que possam fortalecer ações que contribuam para a saúde física e mental da Enfermagem”, destacou Freire.
A palestrante Vanessa Neves, enfermeira e docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), explicou que a oficina abordou três temas principais: Promoção de Saúde Mental, Prevenção da Violência e Ergonomia. “Discutimos esses temas, mas também oportunizamos que os participantes apresentassem as principais necessidades dos serviços e as ações possíveis para pensarmos coletivamente o enfrentamento dessas demandas. Foi muito importante conhecermos a realidade local e compartilharmos nossas vivências”, afirmou.

A técnica de enfermagem Denize Rosário, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, ressaltou: “A oficina foi maravilhosa, pois nos deu um gás a mais. Já desenvolvemos um trabalho atuante na Santa Casa por meio da CIPA, e somar isso ao trabalho dos ERTs é um fortalecimento de todo o debate aqui apresentado”.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Estadual – serviço especializado do SUS – foi representado pelo assessor Marco Aurélio Almeida, que destacou durante o evento que, para manter a saúde mental, o trabalhador precisa de uma gestão democrática e de espiritualidade. “A NR-1 é fundamental para a saúde do trabalhador, mas também precisamos de espiritualidade, que ajude o profissional a entender o contexto em que seu trabalho está inserido”, afirmou.

O chefe de gabinete do Coren-PA, Osvaldo Carvalho, encerrou o evento com a certificação das palestrantes. A oficina contou com a participação de profissionais de Enfermagem e da Saúde, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Pará (Sindsaúde).

Ascom/Coren-PA

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Loading...