Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-PA empossa 1ª Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital da Mulher do Pará


09.02.2026

O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) empossou, na manhã desta sexta-feira (6), a primeira Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital da Mulher do Pará, em Belém. A unidade, que completa um ano de inauguração no próximo dia 8 de março, conta com cerca de 190 profissionais de Enfermagem atuando na promoção da saúde da mulher. A solenidade teve a participação da coordenadora da Comissão de Educação Permanente do Coren-PA, Dani Cruz, acompanhada da conselheira Lidiane Araújo e da colaboradora Beatriz Veloso, que representaram o Conselho no evento.

De acordo com Dani Cruz, a Resolução Cofen nº 792/2025 estabelece que instituições com serviços de Enfermagem que possuam mais de 50 profissionais devem instituir a Comissão de Ética. “Nas instituições com menos de 50 profissionais, o Coren orienta e recomenda a implantação das comissões, pois elas funcionam como um braço do Conselho dentro das unidades, com função educativa, consultiva e orientadora nas questões éticas”, explicou.

A diretora-geral do Hospital da Mulher do Pará, Nelma Machado, e a diretora assistencial, Enfermeira Ane France Araújo, destacaram a importância da implantação da comissão para o fortalecimento das práticas alinhadas ao Código de Ética da Enfermagem.

“A Comissão de Ética é o elo entre o Código de Ética e a instituição, trazendo conhecimento e suporte para que os profissionais saibam seus direitos e deveres. Para o Hospital da Mulher do Pará, que tem a educação e a prevenção como essência, o apoio do Conselho representa um marco para a segurança e para a ética e bioética nas discussões atuais”, afirmou Nelma Machado.

Ane France ressaltou que a expectativa é ampliar o conhecimento dos profissionais sobre o Código de Ética. “A comissão é essencial para que a equipe tenha mais segurança e propriedade no exercício profissional”, disse.

A conselheira do Coren-PA, Lidiane Araújo, destacou que a implantação das comissões fortalece o vínculo entre o Conselho e os profissionais. “As comissões em grandes hospitais dão visibilidade à legislação e aproximam o Conselho da categoria, com ações educativas e orientadoras”, afirmou.

Durante a apresentação, a colaboradora Beatriz Veloso abordou os desafios da gestão de pessoas e o papel do Código de Ética na mediação de conflitos e na promoção de relações profissionais mais harmoniosas.

Entre os empossados, a Enfermeira Brenda Tavares destacou a relevância da iniciativa. “A comissão é fundamental para que possamos conduzir o melhor atendimento às mulheres do Pará”, disse. A Técnica de Enfermagem Eliene Nascimento, com 20 anos de atuação na área, afirmou estar emocionada por integrar, pela primeira vez, uma comissão. “Eu tinha muitas dúvidas sobre o que poderia fazer e até onde poderia ir. Com a comissão, teremos mais conhecimento”, relatou.

Dani Cruz reforçou que o Coren-PA atua na normatização e fiscalização da profissão, visando garantir assistência de Enfermagem segura e de qualidade para a sociedade. As unidades interessadas em implantar a Comissão de Ética podem encaminhar ofício para o e-mail presidencia@corenpa.org.br

Para o presidente do Coren-PA, Antônio Marcos Freire, “as comissões de ética, que são um braço do Coren-PA nas instituições de saúde, têm um papel importante para consolidar uma atuação pautada nos princípios éticos, morais e legais da profissão”

Hospital da Mulher do Pará

O Hospital da Mulher do Pará dispõe de 100 leitos e atendimento de porta aberta em urgência e emergência ginecológica. A unidade também presta assistência a mulheres vítimas de violência sexual e doméstica e conta com um totem de atendimento da Delegacia Virtual da Mulher.

 

Texto e imagens: Ascom Coren-PA

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Loading...