Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-PA mostra o “Movimento Saúde Sustentável” à Superintendência do Ministério da Saúde

O superintendente do Ministério da Saúde no Pará, Delcimar Viana, esteve na sede do Conselho, e na oportunidade conheceu o projeto “Movimento Saúde Sustentável: Da Amazônia para o Mundo”.

04.08.2025

O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) recebeu, na última segunda-feira (28/7), o superintendente do Ministério da Saúde no Pará, Delcimar Viana, na sede do Conselho, e mostrou projeto “Movimento Saúde Sustentável: Da Amazônia para o Mundo”.

Durante o encontro, o presidente do Coren-PA, Antônio Marcos Freire, realizou uma explanação sobre as ações em saúde e sustentabilidade que serão desenvolvidas com foco na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – COP 30, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, em Belém.

O Movimento Saúde Sustentável, idealizado pelo Coren-PA, posiciona a Enfermagem como agente central na integração entre saúde e sustentabilidade na Amazônia, considerando que os profissionais de Enfermagem, em muitos contextos, representam o único acesso da população ao sistema de saúde.

“Este projeto vem para fortalecer o trabalho da Enfermagem frente aos desafios climáticos e, ao mesmo tempo, capacitar os enfermeiros para liderar ações sustentáveis, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para o acesso qualificado aos serviços de saúde”, destacou Antônio Marcos Freire.

Também participaram das discussões a conselheira do Coren-PA, Márcia Simão; o presidente da Abenfo-PA, Horácio Bastos; e as enfermeiras Érica Moreira e Francilene Belo. A conselheira Márcia Simão ressaltou a importância da integração entre entidades e profissionais da área: “Acredito que esses momentos de encontro e interação profissional propiciam a disseminação de boas práticas em Enfermagem, além de oportunizar a criação de projetos coletivos com impacto social e fortalecimento profissional.”

A inovação e o empreendedorismo na Enfermagem serão temas centrais nas ações do “Movimento Saúde Sustentável”. As enfermeiras Francilene Belo e Érica Moreira foram convidadas pelo Coren-PA para apresentar, no dia 28 de agosto, durante a ação “Saberes Populares e Ciências Amazônicas”, projetos profissionais que aliam inovação, sustentabilidade e impacto social por meio da Enfermagem.

A enfermeira Érica Moreira, mestre em Gestão de Saúde e diretora técnica do Centro de Parto Normal Haydée Pereira Sena, em Castanhal, desenvolveu sua pesquisa de mestrado sobre protocolos de uso de plantas medicinais e fitoterápicos na assistência obstétrica.

Já a enfermeira Francilene Belo, doutora em Engenharia de Biomateriais e professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (FAENF/UFPA), destacou sua tese de doutorado, voltada à produção de um biomaterial para aceleração da regeneração óssea, com o objetivo de reduzir o tempo de internação de pacientes com fraturas. O estudo tratou da manufatura aditiva de biocompósitos a partir de ácido polilático reforçado com hidroxiapatita e nanotubos de carbono, demonstrando eficácia significativa na regeneração óssea.

Segundo Francilene Belo, a pesquisa representa uma inovação com alto impacto social, ao contribuir para a redução do tempo de internação hospitalar e para a melhoria na recuperação de pacientes com fraturas, tornando a área regenerada ainda mais resistente.

O Movimento Saúde Sustentável representa uma oportunidade para que os profissionais de Enfermagem apresentem experiências exitosas que dialogam com os princípios da sustentabilidade, inovação e ciência.

“Queremos mostrar o que a Enfermagem está fazendo com inovação, empreendedorismo e tecnologia pela saúde do nosso Estado”, finalizou o presidente do Coren-PA, Antônio Marcos Freire.

Ascom | Coren-PA

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, através de agendamento prévio.

Loading...