Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Saúde e Enfermagem do Coren-PA encerrou com sucesso de público


03.07.2025

Na tarde da última terça-feira (1/7), foi encerrado o III Encontro Paraense de Inovação e Empreendedorismo em Saúde e Enfermagem. O evento, realizado ao longo de dois dias, discutiu temas relevantes ligados ao contexto atual da COP30 e da Inteligência Artificial, inspirando nos profissionais de Enfermagem uma mentalidade empreendedora e criativa, alinhada às diretrizes da saúde.

A palestra “Inovação em Enfermagem e COP30”, proferida por Danielle Cruz — coordenadora da Comissão de Educação Permanente do Coren-PA, mestra em Economia e atual presidenta do Conselho Estadual de Saúde do Pará — teve como objetivo destacar a relevância da pauta da saúde nas discussões ambientais, além de incentivar os enfermeiros a inovarem em seus contextos de atuação, atuando com criatividade diante dos desafios da profissão.

Dentro desse contexto, Danielle enfatizou a importância da educação como motor para o desenvolvimento de projetos com potencial de impacto positivo nas comunidades:

“Fazer educação e saúde é identificar riscos ambientais, reconhecer sinais precoces de um problema, implementar práticas sustentáveis, entre outros. Tudo isso visa informar e dar condições para que a população e a comunidade possam se desenvolver”, explicou.

Na mesa-redonda “Cases de Negócios”, participaram enfermeiros que optaram por empreender de forma independente, compartilhando suas experiências e trajetórias. Estiveram presentes: Luanda Noronha, parteira domiciliar independente; Uêbem Ramos, diretor-presidente da COOENFI (Cooperativa de Enfermagem); e Charles Carvalho, membro da Comissão de Inovação e Empreendedorismo (CRIE/Coren-PA).

Ao compartilhar sua motivação para empreender, Luanda — que também é criadora de conteúdo — contou que foi a dor relatada por suas seguidoras que a impulsionou. Muitas delas tiveram experiências traumáticas durante o parto, especialmente em razão do mau atendimento profissional e da recusa da presença de um acompanhante — um direito garantido por lei.

Já Uêbem, ao ser questionado sobre qual conselho daria a quem sonha em empreender, destacou a importância de aceitar o erro como parte do processo: “Aprender com os próprios erros é essencial para a formação pessoal e profissional de quem empreende.”

A coordenadora da CRIE/Coren-PA, Ana Gabriela Sabaa, fez um balanço extremamente positivo do evento e demonstrou entusiasmo com a organização da próxima edição, em 2026: “Estamos trazendo conhecimento e instrumentalizando profissionais que desejam empreender ou que já estão empreendendo. Tivemos milhares de profissionais inscritos. Foram mais de 16 horas de imersão com conteúdos sobre tecnologia, empreendedorismo, modelagem de negócios, finanças e outros.”

Ascom, Coren-PA

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, através de agendamento prévio.

Loading...