Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Evento de empreendedorismo do Coren-PA incentiva profissionais de Enfermagem ao protagonismo na própria carreira


02.07.2025

O segundo dia do III Encontro Paraense de Inovação e Empreendedorismo em Saúde e Enfermagem, realizado nesta terça-feira (1/7), no Hotel Sagres, em Belém, começou nas primeiras horas da manhã com o dinâmico “Momento Pitch”. Na atividade, participantes apresentaram seus projetos e iniciativas empreendedoras na área da saúde, ganhando visibilidade para ideias inovadoras e reforçando o protagonismo de profissionais que estão transformando realidades por meio do empreendedorismo na Enfermagem.

Durante a palestra “Experiência do Cliente: Além do Cuidado, o Encantamento”, a Enfermeira e empresária Dra. Jaqueline emocionou o público ao compartilhar um relato pessoal que evidenciou a importância do acolhimento e da humanização nos serviços de saúde. “Foi muito doloroso ver minha filha passar por uma vacinação feita de qualquer jeito. Ela chorava muito, e doeu na alma. Decidimos, então, investir em um serviço privado, não só pela vacina, mas pela experiência”, relatou.

Com mais de 15 anos de atuação e liderança em redes de clínicas, Dra. Jaqueline reforçou que o diferencial de qualquer negócio está na forma como se entrega valor ao cliente — com empatia, escuta e excelência. Ela concluiu destacando que empresas que investem em capacitação e cultura organizacional não apenas fidelizam clientes, mas constroem experiências que transformam vidas.

Em seguida, na palestra “Como tirar sua ideia do papel: Ferramentas para construir seu modelo de negócio”, a publicitária e especialista em gestão empreendedora Marta Pinheiro trouxe insights valiosos para quem deseja empreender, mas ainda se sente travado por dúvidas, medos e falta de recursos. Com linguagem acessível e baseando-se em sua própria trajetória como executiva e consultora, destacou que o primeiro desafio do empreendedor é vencer o medo de não dar certo — o receio de investir tempo e dinheiro sem garantia de retorno. “A sua ideia parece maravilhosa na cabeça, mas quando você tenta colocá-la no papel, percebe que está cheia de pontas soltas”, afirmou. Para ela, o segredo está em estruturar o pensamento de forma visual e prática, organizando as ideias para transformá-las em ações concretas. Mais do que abrir um negócio, Marta defende que empreender é assumir o protagonismo da própria carreira, com visão estratégica e pés no chão.

Encerrando as palestras da manhã, a participação da advogada Dra. Luiza Simão Vieira foi inspiradora. Ela abordou o tema “Direito Aplicado aos Negócios na Enfermagem”. De forma acessível e sensível à realidade de quem empreende na área da saúde, Luiza destacou que o Direito está presente em todas as etapas da vida e, portanto, também deve ser uma ferramenta de proteção e estratégia nos negócios. Alertou para os riscos de não planejar juridicamente um empreendimento e explicou, com clareza, as diferenças entre naturezas jurídicas como MEI, empresário individual e sociedades limitadas. Ao reforçar que o empreendedor precisa tanto de visão quanto de uma estrutura legal segura, Dra. Luiza ressaltou a importância de conhecer e aplicar o Direito como aliado no cuidado com o profissional, o cliente e o futuro do negócio.

A programação da manhã encerrou com a reflexão de que empreender com responsabilidade começa com conhecimento e preparo.

Ascom, Coren-PA

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, através de agendamento prévio.

Loading...