Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Mestrado do Coren-PA e UFF integra pesquisa e prática nas instituições de saúde do Pará


19.02.2026

Os mestrandos do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), participaram de uma semana de atividades teóricas e práticas, reforçando a integração entre produção científica e atuação profissional nas instituições de saúde do Estado.
As aulas do módulo “Ciências da Implementação” ocorreram de 9 a 11 de fevereiro, no auditório do Conselho. Nos dias 12 e 13, os mestrandos apresentaram às unidades onde atuam o desenvolvimento dos seus projetos de pesquisa.

Na manhã do dia 12 de fevereiro, representantes do Coren-PA e da UFF acompanharam, na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, a apresentação da mestranda Monique Ferreira. O estudo, intitulado “Desenvolvimento de painel de monitoramento para indicadores de prevenção de infecção de sítio cirúrgico em cesarianas: uma proposta tecnológica aplicada à gestão do cuidado” propõe a criação de um dashboard para monitoramento, em tempo real, de indicadores relacionados à segurança do paciente.

Segundo a pesquisadora, a ferramenta deverá ser disponibilizada na intranet da instituição, permitindo a visualização dinâmica dos dados e contribuindo para a qualificação da assistência. Referência em atendimento materno-infantil no Pará, a Fundação realiza, em média, 550 partos por mês.

O presidente do Coren-PA, Antônio Marcos Freire, destacou que a apresentação dos projetos nas instituições de origem dos profissionais demonstra a efetividade do mestrado. “O objetivo é desenvolver tecnologias e estratégias que impactem diretamente a qualidade dos serviços de saúde e da Enfermagem. A materialização dessas propostas reforça o protagonismo científico da Enfermagem”, afirmou.

Para o professor da UFF, Herdy Alves, a iniciativa reduz a distância entre produção científica e prática assistencial. “Tradicionalmente, há um intervalo significativo entre a geração do conhecimento e sua aplicação. O mestrado profissional contribui para encurtar esse tempo e fortalecer o fazer da Enfermagem”, ressaltou.

Ainda no dia 12 de fevereiro, à tarde, a mestranda Josiane Freitas apresentou, no Hospital Adventista de Belém, o projeto “Elaboração de um chatbot para tomada de decisão do enfermeiro no manuseio de PICC no ambiente hospitalar”. A proposta prevê o desenvolvimento de uma ferramenta digital para auxiliar profissionais na condução do procedimento. “A minha pesquisa visa auxiliar o Enfermeiro na tomada de decisão relacionada ao manuseio do PICC de forma rápida e ágil para proporcionar uma assistência de qualidade e padronizada”, explicou Josiane Freitas.

No dia 13 de fevereiro, as atividades foram realizadas no Hospital Amazônia, com a apresentação da mestranda Samaritana Aguiar Nascimento. A pesquisa aborda a “Avaliação do contexto para a implementação de estratégias educacionais voltadas a pacientes submetidos a procedimentos na Unidade de Hemodinâmica”. “ A minha pesquisa propõe a criação e implantação de um guia educativo para acompanhamento no pré e pós-procedimento, visando maior compreensão por parte do paciente e melhor recuperação clínica”, detalhou Samaritana Nascimento.

O Plenário do Coren-PA informou que ainda neste ano deverá abrir novas vagas para o Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial. De acordo com o presidente do Conselho, também estão em andamento tratativas para futuras turmas de doutorado.

 

Texto e imagens: Ascom/Coren-PA

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Loading...