Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Oficina para fiscais de Enfermagem destaca a força da comunicação e da liderança


04.02.2026

O IV Encontro de Fiscalização dos Corens da Região Norte (EFIS 2026) teve início na manhã desta terça-feira (3/2), no Parque Mangal das Garças, em Belém, com a oficina pré-evento “Comunicar e liderar: estratégias para atuação do enfermeiro fiscal”, ministrada por Isabel Cristina Kowal Olm e Larissa Olm Cunha.

A abertura contou com a recepção do presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), Antônio Marcos Freire, acompanhado do conselheiro Alan Portal, que deram as boas-vindas aos enfermeiros fiscais da Região Norte, além de colaboradores e assessores do Sistema Cofen/Conselhos Regionais presentes no evento.

Durante a oficina, temas como gestão de conflitos, negociação e relacionamento interpessoal nos ambientes de atuação foram amplamente debatidos, estimulando reflexões sobre práticas capazes de tornar o trabalho fiscalizatório mais efetivo. A atividade reforçou a comunicação e a liderança como competências essenciais para fortalecer a atuação do enfermeiro(a) fiscal.

“Hoje trabalhamos com o grupo aspectos fundamentais de comunicação e liderança e como isso impacta diretamente o dia a dia da fiscalização. Abordamos conflitos, negociação e os desafios do relacionamento do fiscal nos espaços onde atua, trazendo reflexões sobre como encontrar caminhos para alcançar melhores resultados a partir do aprimoramento dessas competências”, destacou Isabel Cristina Kowal Olm.

Para a palestrante Larissa Cunha, a atuação do enfermeiro fiscal envolve uma complexidade que vai além do que pode ser abordado em um único encontro. “Trouxemos temas extremamente relevantes para a prática profissional, como o gap geracional, os conflitos entre gerações — muito debatidos atualmente na Enfermagem —, além de empatia assertiva, princípios da comunicação não violenta e a intencionalidade na comunicação”, explicou.

Ainda durante a apresentação, Larissa ressaltou a importância do posicionamento profissional do fiscal de Enfermagem. “Mostramos como a escolha adequada de termos e posturas contribui para a gestão de conflitos e para o exercício da liderança. O fiscal da Enfermagem é um líder, que leva informações duradouras aos serviços onde atua, fortalecendo a Enfermagem brasileira e a saúde do país”, concluiu.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Loading...