Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Pesquisa que
revela perfil da Enfermagem no Pará será lançada em Belém


06.07.2015

O Conselho Regional de Enfermagem do Pará lança nesta terça-feira, dia 7 de julho, às 14h, em Belém, a Pesquisa do Perfil da Enfermagem no Brasil e no Pará. O trabalho feito pela Fundação Osvaldo Cruz traça um panorama completo sobre a realidade dos profissionais de enfermagem brasileira e paraense.

A pesquisa foi realizada em todo o Pará, ouvindo auxiliares, técnicos e enfermeiros, com abrangência de mais de 54.991 profissionais. A enfermagem hoje no Pará é composta por um quadro de 84,9% de técnicos e auxiliares e 15,9% de enfermeiros.

A equipe de enfermagem no Pará é predominantemente feminina, sendo composta por 82,9% de mulheres. É importante ressaltar, no entanto, que mesmo tratando-se de uma categoria feminina, registra-se a presença de 16,4% dos homens.

Os salários dos profissionais variam de R$ 680,00 a 5.000,00 em média,incluindo todas as categorias,tanto no serviço público,quanto no privado.

A pesquisa revelou ainda que 69,2% dos profissionais encontram dificuldades para conseguir emprego.

Os dados completos serão anunciados no momento do lançamento da pesquisa.

 

NO BRASIL, SÃO MAIS DE 1,8 MILHÃO PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

 

A enfermagem hoje no país é composta por um quadro de 80% de técnicos e auxiliares e 20% de enfermeiros. A conclusão é da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, cujos resultados também apontam desgaste profissional em 66% dos entrevistados e grande concentração da Força de Trabalho na Região Sudeste (mais da metade das equipes consultadas). O mais amplo levantamento sobre uma categoria profissional já realizado na América Latina é inédito e abrange um universo de mais de 1,8 milhão de profissionais. O estudo foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com apoio dos Conselhos Regionais de Enfermagem.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de saúde compõe-se de um contingente de 3,5 milhões de trabalhadores, dos quais cerca 50% atuam na enfermagem (cerca de 1,7 milhão). A pesquisa sobre o Perfil da Enfermagem, realizada em aproximadamente 50% dos municípios brasileiros e em todos os 27 estados da Federação, inclui desde profissionais no começo da carreira (auxiliares e técnicos, que iniciam com 18 anos; e enfermeiros, com 22) até os aposentados (pessoas de até 80 anos).

“Traçamos o perfil da grande maioria dos trabalhadores que atuam do campo da saúde. Trata-se de uma categoria presente em todos os municípios, fortemente inserida no SUS e com atuação nos setores público, privado, filantrópico e de ensino. Isso demonstra a dimensão da pesquisa, que não contempla apenas os que estão na ativa, mas a corporação como um todo”, comenta a coordenadora-geral do estudo e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Maria Helena Machado.

A pesquisa foi encomendada pelo Cofen para determinar a realidade dos profissionais e subsidiar a construção de políticas públicas. “Este diagnóstico detalhado da situação da enfermagem brasileira é um passo necessário para a transformação da realidade”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.

pesquisa

Lançamento da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Pará

Data: 7 de julho (terça-feira)

Horário: 14h

Local: Salão Amazonas do Hotel Sagres

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, através de agendamento prévio.

Loading...