Câmara homenageia Enfermagem e exige valorização da categoria


22.05.2024

A Câmara dos Deputados realizou na manhã da última terça-feira (21), em Brasília, uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem. Com a presença de caravanas da categoria de diversas partes do país, o evento foi transmitido pela TV Câmara. Os discursos destacaram a necessidade de uma valorização efetiva dos profissionais da enfermagem, com críticas à “descaracterização” da Lei do Piso Nacional.

Todos os anos realizada próxima à semana da Enfermagem, a sessão solene na Câmara dos Deputados foi requerida por deputados ligados à categoria e presidida por Alice Portugal (PcdoB/BA) e Bruno Farias (AVANTE-MG). O evento contou com a presença do vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Daniel Menezes.

O conselheiro lembrou a situação dos enfermeiros atingidos pela tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. “Mais uma vez a sociedade tem a oportunidade de conhecer quão relevante é o trabalho desta profissão que ainda não conseguiu atingir em sua plenitude o piso na forma que este Congresso aprovou”, declarou. Ele concluiu sua participação defendendo a aprovação de lei que limite a jornada semanal em 30 horas.

A cobrança da jornada de 30 horas também foi tema do discurso do deputado Bruno Farias. “Comemora-se a semana da Enfermagem. Será que nós podemos comemorar? Será que essa Enfermagem que vacinou o país na pandemia, a Enfermagem que cuida das pessoas, está neste momento tão sofrido no Rio Grande do Sul, será que podemos comemorar? Queria, neste momento, que os líderes políticos deste país se sensibilizassem. A Enfermagem que cuida precisa ser cuidada”, afirmou.

A deputada Enfermeira Ana Paula (PPO/MG) fez um tributo à profissão. “Esta profissão me ensinou muito, são profissionais que ainda lutam por condições mínimas para o exercício de seu trabalho, mas ainda enfrentamos inúmeros desafios para receber o tratamento que merece, com frequência invisibilizada, quando haverá prestígio compatível com sua importância social?”, questionou.

O deputado Mauro Benevides (PDT/CE) fez um apanhado dos pormenores econômicos na busca pelos recursos do pagamento do Piso da Enfermagem, campo de sua atuação parlamentar nos últimos anos. “No setor privado está institucionalizado a regionalização do piso, isso é uma coisa eliminada no Brasil, isso precisa ser corrigido”, criticou.

Discursaram ainda os deputados federais Allan Garcês (PP/MA), Orlando Silva (PcdoB/SP), Bohn Gass (PT/RS), Erika Kokay (PT/DF), Fabiano Contarato (PT/ES), Hildo Rocha (MDB/MA) e Daniel Almeida (PcdoB/BA). Completaram ainda as presenças os deputados distritais Jorge Vianna (PSD/DF) e Dayse Amarillo (PSB/DF), a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Jacinta de Fátima, Solange Caetano da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) Valdirlei Castagna e a diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade (CNTSS), Líbia Bellusci.

Fonte – Ascom/Cofen.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-0740/ 3266-3618

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

Loading...