Cofen alinha últimos detalhes do programa de especialização PósTec Enfermagem


27.01.2023

Cofen alinhou últimos detalhes e programa PósTec já está em desenvolvimento

O Pós Tec Enfermagem, maior programa de pós-formação gratuita para técnicos de Enfermagem do país, já está em desenvolvimento. O primeiro edital estará disponível no dia 30 de janeiro e as inscrições acontecem de 7 a 14 de fevereiro, exclusivamente pela multiplataforma CofenPlay. Para se cadastrar no aplicativo, basta acessar o link.

A primeira turma do Pós Tec vai ofertar cinco mil vagas, distribuídas entre os cursos de cuidados ao paciente crítico adulto, cuidado crítico ao paciente neonatal, Enfermagem em centro cirúrgico, Enfermagem em urgência e emergência e cuidado ao idoso na perspectiva da saúde coletiva. Cada especialização vai contemplar mil alunos, selecionados por ordem de inscrição.

Estão aptos a participar do programa os técnicos de Enfermagem que possuem, além do cadastro no aplicativo CofenPlay, registro ativo com carteira profissional e anuidade em dia nos Conselhos Regionais de Enfermagem. O início das aulas acontecerá na metade de março.

Com abrangência nacional, os cursos têm carga horária de 300 horas e acontecerão em formato híbrido. O conteúdo teórico será promovido em formato virtual por meio de parceria com o Centro Profissional e Tecnológico em Saúde Universidade Federal da Paraíba (CPT/UFPB), enquanto que a parte prática será realizada no local de atuação do técnico de Enfermagem. A expectativa é de que dez mil profissionais sejam qualificados anualmente, durante cinco anos.

Representantes do Centro Profissional e Tecnológico da UFPB apresentaram os detalhes finais do programa. “Com o Pós Tec, queremos construir pontes entre a teoria e a prática para aprimorar as habilidades dos profissionais de nível médio, qualificar a assistência prestada em todo o país e fortalecer o Sistema Único de Saúde”, afirmou Soraya Adriano, diretora do centro.

Cursos terão abrangência nacional e visam qualificar assistência da maior categoria de Enfermagem

“O Pós Tec é fruto de uma escuta atenta dos anseios dos nossos técnicos. Compreendemos a necessidade contínua de qualificação e os crescentes avanços científicos e tecnológicos. Não temos dúvida de que o programa irá impactar a qualidade da assistência, democratizando o acesso ao aprimoramento profissional da maior força da Saúde brasileira” declarou Betânia Santos, presidente do Cofen.

Impactos positivos – A especialização dos técnicos, maior categoria profissional da Enfermagem brasileira, produz efeitos positivos diretos na saúde coletiva e contribui para o aumento da autonomia da categoria. Abrangendo os eixos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, a expectativa é de que o programa contribua para a diminuição de ocorrências adversas e agregue produtividade ao trabalho dos profissionais de nível médio na rede de atenção à saúde no SUS.

“A nossa expectativa é inovar e revolucionar a categoria dos técnicos de Enfermagem, que tanto anseiam por esse projeto. Sabemos como as especializações são onerosas, e por isso, o Cofen, juntamente com os Conselhos Regionais, estão abrindo as portas para que os profissionais tenham a oportunidade de se qualificar de forma gratuita dentro da área de sua expertise”, disse Aurilene Cartaxo, professora da graduação de Enfermagem da UFPB e editora associada da Revista Enfermagem em Foco.

Fonte: Ascom – Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Av. Duque de Caxias, 862 - Marco, Belém - PA, 66093-026

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

Loading...