COREN-PA PARTICIPA DOS 79 ANOS DA ESCOLA DE ENFERMAGEM MAGALHÃES BARATA, EM BELÉM


13.11.2023

Foto: Sidney Oliveira / Ascom UEPA

Na última sexta-feira (10), o campus IV do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) celebrou os seus 79 anos de atuação. A Escola de Enfermagem Magalhães Barata abriga o curso mais antigo da (UEPA). O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), representado pela presidente Danielle Cruz, também egressa do curso de Enfermagem da Uepa, participou das comemorações.

A cerimônia ocorreu no auditório do campus IV, em Belém, e contou com a presença da vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana; do diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Emanuel Sousa; da vice-diretora do CCBS, Simone Beverly; da coordenadora do Campus IV e do Curso de Enfermagem, Maria Liracy Batista de Souza, e de representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Carla Fernandes; da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Raimundo Árias; do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Antônio Marcos Freire; do Coren-PA, Danielle Cruz; do Centro Acadêmico de Enfermagem, Glaiza Martins, e de alunos, professores e demais servidores da Uepa.

“Precisamos consolidar esses 79 anos de experiência, de cada um de nós, de cada servidor que faz essa escola, especialmente de cada estudante que acredita nesse corpo docente maravilhoso, que é a Escola de Enfermagem”, destacou Ilma Pastana, vice-reitora da Uepa.

Durante a programação, foi apresentado um mural digital que conta a evolução da trajetória da Escola de Enfermagem Magalhães Barata ao longo desses 79 anos e o lançamento da programação “Rumo aos 80 Anos do Curso de Enfermagem: Uma História Contada por Quem Constrói Caminhos para a Saúde”. Ao final da cerimônia, houve apresentação da banda da Polícia Militar.

 

Egressa do curso de Enfermagem, presidente do Coren-PA destacou a importância da Escola de Enfermagem durante sua trajetoria como acadêmica. (Foto: Matheus Freire/Ascom Coren-PA)

“Eu tenho muita satisfação de ter sido formada por essa instituição, porque sei que ela é um caminho de transformação, de muita realidade, de muitas pessoas, por meio delas muitos profissionais saíram daqui com um grande legado, de agente de transformação da sociedade. Viva a Escola de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará! Viva a todos os colegas, enfermeiras e enfermeiros que aqui foram formados (as)”, celebrou Danielle Cruz.

Antônio Marcos Freire, vice-presidente do Cofen, falou sobre a importância da instituição para a Enfermagem no Pará. “Quem estudou aqui, mudou a sua vida, fez essa oportunidade que a Enfermagem deu. A ún

ica oportunidade que a vida deu foi estudar em uma escola que ofereceu excelentes professores que zelavam pelo conhecimento, um grande legado que a escola deixou em 79 anos, reconhecida nacionalmente pelo grande trabalho que faz pelos seus egressos. Esta casa sempre foi um centro de excelência, e é isso que temos que manter. A Enfermagem paraense sempre foi um sinônimo de qualidade”, finalizou.

Texto: Ascom- Coren/PA.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Av. Duque de Caxias, 862 - Marco, Belém - PA, 66093-026

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

Loading...