Coren-PA participa dos 80 anos da Escola de Enfermagem Magalhães Barata


03.12.2024

Frente do prédio da Escola de Enfermagem Magalhães Barata (EEMB), que este ano celebrou 80 anos de fundação.

A Escola de Enfermagem Magalhães Barata (EEMB), Campus IV da Universidade do Estado do Pará (UEPA), celebrou com emoção seus 80 anos de história como a primeira Escola de Enfermagem do Norte do país. O evento, realizado na sexta-feira (29), reuniu convidados ilustres no hall interno da instituição, preparado com dedicação para marcar o momento tão especial. Representando o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), Danielle Cruz, coordenadora da Comissão de Educação Permanente, participou da celebração acompanhada de conselheiros e membros de comissões.

“Esse momento é muito mais que especial; é um marco na nossa história, não só pelos 80 anos da Escola de Enfermagem Magalhães Barata, mas por tudo o que essa instituição construiu ao longo dessas oito décadas. Formamos Enfermeiros e Enfermeiras que hoje atuam na gestão, na assistência, na pesquisa e no ensino, sempre com formação de excelência”, destacou Liracy Souza, coordenadora do curso de Enfermagem da EEMB.

Liracy também ressaltou o compromisso da EEMB com a formação de excelência e com a valorização de parcerias que fortalecem o ingresso no mercado de trabalho. “Não basta ser o primeiro curso; precisamos ser o melhor. É esse padrão que buscamos oferecer aos nossos alunos, os futuros profissionais, sempre com o que há de mais moderno e de melhor”, disse Souza.

A celebração dos 80 anos da Escola de Enfermagem Magalhães Barata (EEMB) também foi marcada pela emoção e orgulho dos acadêmicos que compõem a história viva da instituição. Sthefanny Chagas, acadêmica do 7º período, falou da importância da escola não apenas em sua trajetória pessoal, mas no impacto que ela tem para a saúde e a formação de profissionais na região Norte.

“Fazer parte dessa história, construída com muita luta e conquistas para a Enfermagem, que foi pioneira no Norte e formou Enfermeiros que atuam em todo o Brasil, é algo grandioso. Há um sentimento de pertencimento e representatividade em ser parte dessa escola. Saber que posso contribuir e, no futuro, integrar essa categoria tão importante para a nossa região, é motivo de grande orgulho”, comentou.

A acadêmica ressaltou ainda o papel da escola na formação de profissionais humanizados e a importância do Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) como guia no exercício ético e qualificado da profissão. “O Coren é importante na nossa vida profissional. Ele (Coren) nos orienta e rege nossa atuação. É um orgulho parabenizar essa escola e todas as suas conquistas”, concluiu a aluna.

Danielle Cruz, coordenadora da Comissão de Educação Permanente do Coren-PA, falou sobre o papel da Escola de Enfermagem Magalhães Barata (EEMB) na formação de profissionais para a saúde, em especial, na região Norte. Ela destacou que, mais do que ser a primeira, a instituição almeja ser a maior e melhor do país.

“A Enfermagem, em sua grande maioria, é feita por mulheres. E, à frente desta instituição, estão mulheres professoras, comprometidas com o ensino, com o saber, com a ciência e, sobretudo, com a vida da nossa sociedade. É isso que precisamos colocar adiante, porque a Enfermagem tem compromisso com a ciência. Nós fazemos ciência todos os dias, e é isso que precisamos defender cada vez mais”, pontuou.

“80 anos da Escola de Enfermagem Magalhães Barata, uma data que precisa ser intensamente comemorada por todos aqueles que fazem a saúde pública do nosso Estado, porque a criação dessa escola representou uma verdadeira guinada no processo de cuidar e de assistir às pessoas, pois a escola trouxe formação científica e técnica para aqueles que faziam o cuidado de enfermagem até então. Essa formação não só se concentrou na capital, como espalhou para o interior do Estado e, também, para outras cidades da região e do Brasil. Por isso, todos temos que parabenizar a escola, seus professores. Seu corpo técnico administrativo e seus estudantes”, celebrou Antônio Marcos Freire, presidente do Coren-PA e docente da instituição de ensino.

O cantor paraense Elói Iglesias encantou o público com sua performance, apresentando seus maiores sucessos, incluindo “Pecados de Adão”, que se tornou o carro-chefe da noite, levando a plateia ao delírio.

Fonte: Ascom Coren-PA

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-1435

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

Loading...