Enfermeira paraense, Ludimila Magalhães, é eleita e empossada nova conselheira federal no Cofen

Em plenária realizada no mês de abril, foram eleitos novos conselheiros para a gestão de 2024 a 2027.

02.05.2024

Representando o Estado do Pará, Ludimila é a Enfermeira mais jovem do plenário; O rondonense Manoel Neri, assume a presidência do Cofen.

Na área da Enfermagem e na saúde em geral, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) desempenha um trabalho audacioso e responsável, cuidando e aprimorando a fiscalização e as legislações da área. Com o compromisso de fortalecer e ampliar suas funções básicas e aprimorar a fiscalização do exercício profissional, no dia 17 de abril foi realizada plenária para a eleição de novos conselheiros e conselheiras para a gestão do Conselho nos próximos 03 (três) anos. Entre os eleitos está a Enfermeira paraense Ludimila Cunha.

Especialista em terapia intensiva e gestão em saúde pela Fiocruz, Ludimila atua no setor da enfermagem há 12 anos e já possui uma carreira consolidada na liderança de vários ambientes de trabalho. Tal experiência agora demonstra-se crucial para esta nova fase em sua vida. “Os desafios que permeiam o ‘ser’ conselheira federal são parecidos com aqueles que permeiam os mais diversos cargos, funções e locais ocupados por enfermeiros. Exige trabalho duro, muito estudo e qualificação, em especial acerca das nossas normas éticas e legais. Sempre estarei representando o Pará com afinco e garra, defendendo nossas pautas prioritárias e incluindo o Pará em todas as discussões. É essencial trazer a realidade do norte do País, da nossa cultura e do nosso contexto social para garantir equidade nas políticas e ações estratégicas do Cofen”, destaca ela.

Como mulher nortista e docente, estar à frente de um cargo de liderança como este representa muito para Ludimila. “São apenas 18 conselheiros federais e 27 estados na disputa, logo, ocupar um espaço na chapa e no Plenário do Cofen representa para o estado do Pará mais representatividade e empenho para lutar pelas pautas da enfermagem paraense. Sou a conselheira mais jovem do plenário do Cofen e quero que me conheçam e contem comigo nesse cargo para qualquer demanda que precisarem. Eu sou enfermeira acima de qualquer cargo e é para a enfermagem que irei trabalhar. É essencial dizer que estar no Cofen hoje, representa na minha vida pessoal e profissional uma conquista, que não é só minha, é de toda enfermagem paraense. Espaços podem e devem ser ocupados por profissionais corajosos e competentes que desejam inovar e melhorar a nossa profissão, buscando mais reconhecimento social e valorização para toda nossa classe e consequentemente mais saúde para nossa população”, conclui.

Sobre Ludimila Magalhães – É enfermeira graduada há 12 anos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e especialista em terapia intensiva e gestão em saúde pela Fiocruz. Possui dois mestrados, um pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em Ciência e Meio Ambiente, e outro pela USP/Ribeirão Preto em Inovação e Tecnologia em Enfermagem. Iniciou o doutorado em 2024, também pela USP. Já atuou em assistência direta na área hospitalar e ambulatorial, além de trabalhar na gestão de unidades básica de saúde e de centros de especialidades do Belém por quase 8 anos.

Fonte: Ascom – Coren-PA.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Av. Duque de Caxias, 862 - Marco, Belém - PA, 66093-026

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

Loading...