Entrevista com Isabel Kowal Cunha que fala sobre a implementação da Resolução 736


29.05.2024

Como a Resolução 736 impacta diretamente a prática diária dos profissionais de enfermagem?

Isabel Kowal: O enfermeiro é o gestor do cuidado do paciente e ele faz suas ações do cuidado através do processo de enfermagem. A Resolução 736 estabelece os limites de ação do enfermeiro neste cuidar e o orienta nas etapas que devem ser seguidas. Além disso destaca toda a legislação envolvida a partir dos “CONSIDERANDO” no início dos artigos.

Quais foram os principais desafios enfrentados durante o processo de implementação desta resolução e como foram superados?

Isabel Kowal: O maior desafio era poder ouvir toda a comunidade da Enfermagem a fim de que a Resolução pudesse ser atualizada e principalmente pudesse ser entendida por todos aqueles que estão na prática dos serviços. Esse desafio foi superado pelo Grupo de Trabalho ao socializar a primeira versão para grupos que estudam esta temática de Processo de Enfermagem, professores, gerentes de serviços, membros das câmaras técnicas do Cofen e outros. Essa versão foi apresentada em mais de dez eventos ao longo de quase dois anos e sempre era solicitado que contribuíssem para seu aprimoramento.. Posteriormente foi colocada em Consulta pública por 30 dias recebendo muitas contribuições que foram analisadas para a versão final.

Quais são as principais mudanças e atualizações trazidas pelo documento em comparação com as normativas anteriores?

Isabel Kowal: Linguagem mais atualizada; Considerandos atualizados; Retirada do termo SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM e substituído por PROCESSO DE ENFERMAGEM; Substituidos nas etapas:

Coleta de Dados/Histórico – Avaliação Inicial de Enfermagem
Diagnóstico de Enfermagem – Diagnóstico de Enfermagem
Planejamento de Enfermagem -Planejamnto de Enfermagem ( com diagnósticos, resultados e tomada de decisão clínica)
Implementação – Implementação de Enfermagem ( com padrões de cuidados de enfermagem, interprofissionais ee organizacionais)
Avaliação de Enfermagem – Reavaliação/ Avaliação Final de Enfermagem.

Considerado os diferentes aspectos da assistência – AB

Introduzido o contexto do cuidado compartilhado com equipe de saude

Considerado novos contextos na Gestão da Assistência (Qualidade, Segurança do Paciente e Inovação)

Como esta resolução contribui para garantir a segurança e a qualidade da assistência prestada pelos profissionais de enfermagem?

Isabel Kowal: Quando o profissional conhece sua prática, bem como seu limite de ação e está esclarecido sobre todas as etapas do seu processo de trabalho, ele é mais seguro e consegue prestar uma assistência de enfermagem mais segura e livre de riscos.

Vendo pelo lado regional, qual é o papel do Coren-PA na fiscalização e no acompanhamento da aplicação desta resolução nas instituições de saúde do estado?

Isabel Kowal: Todos os Corens através da fiscalização são responsáveis pelo acompanhamento da correta implementação dessa nova resolução. É importante destacar também que os corens precisam esclarecer a comunidade de enfermagem e principalmente a todos os responsáveis técnicos das instituições sobre esta nova resolução. Então antes de fiscalizar o CorenPA deve divulgar esta Resolução, que é o que foi feito com a minha palestra sobre ela, bem como estar disponível para tirar as dúvidas da comunidade na sua implementação.

 

Fonte: Ascom Coren-PA

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3226-0740/ 3266-3618

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

Loading...