SESPA realoca e melhora armazenamento de vacinas no 7º Centro Regional de Saúde após fiscalização do Coren-PA

Redistribuição dos imunobiológicos foi realizada após inspeções e análises técnicas que identificaram inconformidades, comprometendo a qualidade das vacinas e demais serviços oferecidos pela Rede de Frio; Relatório de Fiscalização foi apresentado ao MPPA

18.07.2024

A Secretaria de Saúde Pública do estado (SESPA) decidiu pela realocação e melhoria do armazenamento de vacinas no 7º Centro Regional de Saúde após uma fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA). A redistribuição dos imunobiológicos foi necessária após inspeções e análises técnicas das enfermeiras fiscais, que identificaram inconformidades, comprometendo a qualidade das vacinas e demais serviços oferecidos à população pela Rede de Frio. O Relatório de Fiscalização também foi apresentado ao Ministério Público do Pará (MPPA).

Anteriormente, as atividades da Rede de Frio eram realizadas no espaço físico do 7º Centro Regional de Saúde. Essas atividades foram encerradas para que as vacinas possam ser melhor acondicionadas na Central Estadual de Imunobiológicos, localizada na BR 316, na Região Metropolitana de Belém. Dessa central, as vacinas serão distribuídas aos municípios envolvidos.

A conservação e aplicação de vacinas na população são atividades de competência dos profissionais de enfermagem, conforme estabelecido pela lei federal nº 7498/1986. Para que a população esteja protegida contra doenças imunopreveníveis, é necessário dispor de vacinas eficazes, armazenadas e conservadas adequadamente.

“Não apenas as salas de vacinas das unidades e serviços de saúde, mas toda a Rede de Frio dos Centros Regionais de Saúde do estado precisa oferecer condições estruturais e organizacionais adequadas para o atendimento das normas técnicas voltadas à conservação de imunobiológicos no país”, afirmou Marcandra Almeida, Enfermeira Coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-PA em exercício.

Marcandra ressaltou a importância do trabalho de fiscalização da assistência de enfermagem oferecida à população. “Precisamos orientar, direcionar e apontar as necessidades dos serviços que fiscalizamos, reafirmando aos profissionais de enfermagem e a todos os órgãos envolvidos a importância do trabalho ético e qualificado, visando a prestação de assistência de enfermagem segura e responsável a toda a população, seja na Região Metropolitana de Belém ou no interior do estado, como foi o caso dessa situação das vacinas destinadas à população do Marajó”, concluiu.

Fonte: Ascom/Coren-PA.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Rua dos Caripunas, n 2762. Bairro: Cremação, CEP: 66045-143, Belém-PA

(91) 3227-3090/ 3266-3618

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

Loading...