XIX Semana de Enfermagem atrai 2000 participantes em Belém

Evento focado na capacitação e integração profissional se expande para 23 municípios do Pará.

20.05.2024

Profissionais e estudantes de Enfermagem participaram nos dias 16 e 17 de maio, no Hotel Sagres, da XIX Semana de Enfermagem (Senf), promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará. O encontro teve como propósito aprofundar os conhecimentos dos participantes em temas relevantes da profissão e fomentar a interação entre os profissionais em formação.

A abertura contou com a participação de autoridades e representantes de entidades e movimentos sindicais. Antônio Marcos Freire, presidente do Coren-PA, apresentou dados sobre a gestão (2024-2026), destacando a inauguração da nova sede do conselho, prevista para junho, além de números de registros ativos de profissionais no Estado do Pará, bem como o trabalho de fiscalização da autarquia federal.

Antônio Marcos comentou sobre a Semana de Enfermagem. “Celebramos a Semana de Enfermagem com o tema ‘O impacto das tecnologias para o futuro da Enfermagem: formação, ética e cuidado’. O objetivo é discutir o papel das tecnologias na assistência da Enfermagem, abordando desde a formação até a prática, sempre com foco na ética e no cuidado. Nosso compromisso é garantir que esse debate continue não só durante a semana, mas ao longo do ano”, afirmou.

O evento teve início com uma conferência magna ministrada pela Enfermeira Danielle Cruz, abordando o impacto das tecnologias para o futuro da Enfermagem, tema central do encontro. Em seguida, o Enfermeiro Marcondes Mateus mediou uma mesa redonda sobre meio ambiente e repercussões na saúde da população amazônida. Outras atividades incluíram uma conferência sobre autocuidado e estratégias para profissionais de Enfermagem e uma palestra do Enfermeiro Raimundo Picanço sobre atenção à saúde materno-fetal no pré-natal do homem trans, encerrando o primeiro dia do encontro.

Freire ressaltou a importância da programação da Semana de Enfermagem para profissionais e estudantes. “Foi uma oportunidade singular para todos os presentes na Senf, onde puderam compreender as diversas nuances do processo que se instala e exige de nós um debate profundo e necessário para ampliar, modificar e aperfeiçoar as ações da Enfermagem em relação à sociedade, seja como indivíduo, a família ou a comunidade”, avaliou.

Doação de alimentos não-perecíveis serão enviados para o RS
Para participar do encontro, os participantes doaram 3 kg de alimentos não-perecíveis. Os alimentos arrecadados serão destinados aos moradores do Rio Grande do Sul, que foram impactados pelos temporais que devastaram boa parte do estado.

Estudante fala da Experiência de participar pela primeira vez do evento

Participando pela primeira vez da Semana de Enfermagem, a estudante Manoela Moreno, falou da experiência como única e inovadora. “Está sendo uma coisa muito diferente, muito inovadora porque eu estou conseguindo adquirir muitas informações em relação a vários âmbitos da Enfermagem, tô gostando muito”, declarou.

Manoela dividiu sua experiência na Semana da Enfermagem, destacando atividades que a marcaram profundamente. “A obstetrícia me despertou interesse pelo fato de ter aquele cuidado com o bebê e com a mulher, a parte da humanização, me deixou emotiva”, revelou. Ela também enfatizou a relevância do tema central abordado pela Enfermeira Danielle Cruz, como uma grande referência para as profissionais da Enfermagem no Pará. “Ter ela (Danielle) como um dos símbolos dessa profissão, no Pará, é muito importante”, concluiu.

Coren-PA amplia Semana de Enfermagem para municípios do Pará
Além da capital paraense, a Semana de Enfermagem vai ampliar o acesso dos profissionais e estudantes de Enfermagem a 23 municípios do Estado do Pará. “Começamos a Semana de Enfermagem por Belém, mas estamos expandindo para outros municípios do Estado, onde o Coren-PA levará conhecimento por meio de conferências, mesas-redondas, talk shows e palestras”, concluiu Antônio Marcos Freire.

Sorteio
No encerramento da Semana de Enfermagem, diversos sorteios animaram os participantes. Entre os mais aguardados estava o sorteio para o 26º CBCENF, que este ano será realizado em Recife-PE, proporcionando uma chance exclusiva aos vencedores.

Sobre a Semana da Enfermagem
A Semana da Enfermagem é marcada pelo nascimento da precursora Florence Nightingale, em 12 de maio, e pela morte da pioneira Anna Nery, em 20 de maio. Nestas datas, comemora-se o Dia do Enfermeiro (12) e o Dia do Auxiliar e Técnico (20). Com mais de 3 milhões de profissionais de Enfermagem habilitados para o exercício no Brasil, os conselhos regionais de Enfermagem promovem de 12 a 20 de maio a Senf.

Fonte: Ascom – Coren-PA.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Av. Duque de Caxias, 862 - Marco, Belém - PA, 66093-026

contato@corenpa.org.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

Loading...